Com tanta concorrência e com o consumidor cada vez melhor informado, as empresas estão investindo ainda mais em ações no ponto de venda, tanto nos ambientes físicos quanto nos virtuais, afinal, é no momento da compra que a decisão é realmente tomada. Segundo a pesquisa “A hora certa de ativar o comprador”, realizada anualmente pela Nielsen (estudo global realizado em 12 países que analisa o comportamento do consumidor), cerca de 70% das decisões são tomadas na frente das gôndolas, sendo que 50% destas são feitas por hábito.
De acordo com a analista de mercado da Nielsen, Stephanie Biglia, durante o processo de compra, o consumidor recebe infinitos estímulos a todo instante e, na impossibilidade de processar conscientemente todos eles no ato de compra, acaba por tomar muitas decisões no “piloto-automático” e realiza suas escolhas baseado em fatores emocionais e intuitivos. “Por isso, em muitos casos, o cliente acaba levando em consideração (de forma inconsciente) fatores culturais e sociais, humor no momento da compra, necessidades de uso, dinâmica ou hábitos do local, assim como opções de compra, valores ou ações de marketing que têm mais destaque.”
Por conta disso, a analista aconselha que a indústria e o varejo devem avaliar cada vez mais suas ações em relação ao consumidor que tem o poder de decisão da compra e, até mesmo, com as pessoas que influenciam o consumidor antes do momento da aquisição.
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Fonte: PROPMARK . Disponível em:< http://propmark.com.br/mercado/70-das-decisoes-de-compra-acontecem-no-pdv >. Acesso em: 12 de abr. de 2016.